top of page

Associação Atlética Acadêmica Professor Alphonso Bovero

     Sucesso, reconhecimento, fama, glória. Todos nós lutamos por motivos assim durante toda nossa vida, mas, obviamente, não se constrói um grande nome da noite para o dia, não se nasce com tudo isso já em mãos, e por isso é preciso trabalhar muito, superar obstáculos, ter motivação, perserverar, insistir para se chegar aonde se deseja. Como não poderia deixar de ser, esta é, resumidamente, a história da Associação Atlética Acadêmica Professor Alphonso Bovero.

Fundação

 

    Em 16 de abril de 1974 se fundou a Associação Atlética Acadêmica Professor Alphonso Bovero (A.A.A.P.A.B), com um presidente, um vice-presidente, um secretário, um tesoureiro e um diretor geral de esportes. Registramos nosso estatuto no registro de Imóveis e no Cadastro Geral dos Contribuintes, para então, finalmente, registrar a Atlética no orgão máximo dos esportes universitários, a Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), e fixar uma sede.
    Somando-se a isso a reaproximação dos acadêmicos à Associação e seus esportes em geral, organizamos duas competições nesse mesmo ano de 1974: a IV Ecomed e posteriormente a Caju (Med Campinas versus Med Jundiaí), nas quais nos consgramos campeões. Ganhávamos então cada vez mais prestígio e força nossas modalidades esportivas se expandiam, novas equipes eram lançadas e o entusiasmo já tomava conta da FMJ.

 


        Nesse contexto, chegamos finalmente à disputa da Pré-Intermed, em 1975, na cidade de Mogi das Cruzes, com outras faculdades de medicina do estado de São Paulo, e já reunindo todas as tradicionais modalidades: Atletismo, Beisebol, Basquete, Futsal, futebol de campo, judô, handebol, natação, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
        Assim como atualmente, o grande objetivo era obter acesso à Intermed, resevado aos dois primeiros colocados. Infelizmente, o acesso não veio, mas não houve desânimo para a disputa de tal competição em todos os anos seguintes.
      Já no início da década de 1990, conseguimos organizar uma nova competição para disputarmos no segundo semestre de cada ano. Juntamente com algumas escolas que também particpavam da Pré-Intermed, formamos o novo torneio, a Copa Med. No entanto, nosso principal objetivo, como sempre, ainda continuava sendo a Pré-Intermed e o consequente acesso para a Intermed. Mas, infelizmente nossos resultados nessa competição não alcançavam nossas expectativas.

A Primeira Pré-Intermed

A Criação da Batuseado


​  
       Dessa forma, em 1993, um grupo de calouros, indignados com tal desempenho, decidiu modificar a situação esportiva em nossa querida FMJ, buscando a mobilização de todos os acadêmicos na tentativa de atingir esse objetivo, surgindo então a Batuseado, nossa bateria, que até hoje empolga e entusiasma os acadêmicos a jogar e torcer pela Medicina Jundiaí, além de outros feitos e benefícios, como a contratação de técnicos para cada esporte (até então o professor de educação física era o técnico de todas as modalidades esportivas), as festas e os nossos novos produtos.

          Grandes atletas e times logo se formaram, obtendo prestígio e força ainda maiores para a Atlética e FMJ perante nossos adversários.Os resultados positivos, então, reapareceram naturalmente, arrastando-se e ampliando-se até os dias de hoje. Apesar disso, a tão sonhada Intermed ainda está por vir.

Atualmente

Atualmente, temos a oportunidade de colher os frutos de toda essa luta de décadas. Temos uma sede maior, estável, treinos diários, de alta qualidade e com excelente suporte estrutural, festas tradicionais e grande respeito perante a cidade, outras faculdades, tanto as de medicina quanto as de outros cursos, e também a classe médica.
       Ser da Atlética, hoje e sempre, é a oportunidade e a responsabilidade únicas de representar a FMJ com máximo esforço, garra, orgulho e muito amor. É a chance de ver algo crescer, ver evolução, mostrar quanto já fomos e quanto ainda somos fortes. É a intenção e o instinto de evidenciar o quanto de suor foi derrubado para construir essa família.
       A grande verdade é que os problemas e os reveses ocorrem com maior frequência do que gostaríamos. Os tempos mudam. Surgem novos desafios e novos objetivos, mas aqueles que gostam do que fazem e sentem sempre orgulho em fazer melhor, a cada dia irão mais longe. Eessa é a eterna essencia da nossa Atlética. Respeito pelo que fomos, amor pelo que somos e responsabilidade sobre o que seremos!!




Texto retirado do livro 40 Anos Faculdade de Medicina de Jundiaí
Texto originalmente escrito por:
Chicão - Presidente A.A.A.P.A.B
Saulo - Vice-presidente externo A.A.A.P.A.B
Girino - Vice-presidente interno A.A.A.P.A.B

bottom of page